terça-feira, 28 de junho de 2016

Aforismos 9

-> Conclusões Filosóficas - Não se acha a filosofia embaixo da pedra. A filosofia é esta pedra e com a qual a bater na cabeça. E se alguém do senso comum disser que isso não é normal, bata novamente em sua cabeça. Esta pedra é só sua, bem como sua cabeça.

-> Bebida Filosófica - Quer beber filosofia? Beba água. Quer se molhar com a filosofia? Jogue essa água no seu rosto.

-> Comida filosófica - Quer comer filosofia? Não coma carne. Nem a tua. Mas beba o e escreva com seu sangue.

-> Uma substituição - não deve ser a revolta que deve suceder indignação, mas o pensamento. E, no entanto isso deve ainda precedê-lo.

-> Mais na água - na água para beber deve ser adicionado cicuta. Não se pode conceber a filosofia sem ela. Não é para qualquer um.

quinta-feira, 16 de junho de 2016

Aforismos 8

-> O Preço da Filosofia e o Preço da Ideologia - Espanta a constatação de que os laços familiares são fortemente reforçados pelos tentáculos ideológicos que comunicam alguma moral empoeirada. Percebido isso, cumpre aos filhos da filosofia escolher se preferem pagar este preço que tolhe em boa parte a liberdade, ou se pagam o valor que a filosofia exige, mas que não é valor nenhum.

-> O Tratamento da Ignorância - Não é porque a ignorância não pode ser mudada que ela deve ser aceita. Para que a ânsia de vômito inexista, a distância é fundamental. As toxinas demoram a sair do corpo.

-> O que dura pouco - Em poucos minutos, assim que abalada a resistência de uma ideologia, esta lança outra ideologia, geralmente a humildade, lembrando da imutabilidade da realidade. A filosofia se revolta diante disso.